sábado, 31 de janeiro de 2009

De volta pra Finlândia!




Termino o mês de Janeiro com essa novidade, estamos voltando para Finlândia.
Nosso último dia aqui será no final de Fevereiro ou começo de março.
O motivo da mudança está relacionado com o trabalho do Mika, não preciso dar maiores explicações, mas na atual situação acredito que isso é o melhor que poderia nos acontecer, ele continua trabalhando na mesma empresa e isso é muito bom! Outras mudanças estão previstas, mas é muito cedo para eu contar no blog.

Quando mudamos para cá em Dezembro 2007, eu estava com esperança de fazer muitos artesanatos, encontrar um lugar para vendê-los, ou mesmo trabalhar com pessoas idosas, ou trabalhar com crianças,  enfim tinha esperança de trabalhar! Mas tudo o que eu consegui aqui foi tomar conta de um cachorro, ou melhor uma cachorrinha Bubbles e alguns outros trabalhinhos. 


Estudei sueco consegui aprender algumas palavras e frases, não me sinto mais animada pra ficar estudando outros idiomas, voltando para Finlândia vou tentar estudar mais um pouco o finlandês,  porém acredito que o inglês sim eu preciso estudar bastante



A casa que alugamos aqui na Suécia é uma casa grande e confortável, o quintal também é bem legal, tem muitas árvores e é todo gramado. 




O bairro é uma delícia para andar de bicicleta ou fazer caminhadas e apreciar as lindas casas. A praia é bem pertinho de casa uns 300 ou 400 metros, não é "aquela praia" que nós brasileiros conhecemos, mas para os suecos é uma tremenda de uma praia, tanto é que, essa região Höllviken e Skåner é caríssima. 






Mas, não sinto deixar a Suécia e acho que eu não sinto deixar lugar nenhum, me sinto extremamente desapegada a lugares, parece que estou sempre pronta para novas experiências que a vida me oferece, não tenho a mínima resistência à mudanças. 
Por outro lado, me sinto bastante nostálgica! Revivo o meu passado em formas de pensamentos como se eu pudesse ir de encontro o que deixei para trás. E ultimamente tenho feito isso na prática quando busco encontrar meus amigos(as) de infância ou adolescência no orkut.

Estamos encaixotando nossos pertences, primeiro os enfeites e todas as coisinhas que nós temos e nem mesmo sabemos o porque, lembro-me de uma frase que eu vi escrito em algum lugar "Se felicidade é ter um monte de coisinhas, desejo a você muitas cosinhas". rsrsrsr Na verdade não precisamos de coisinhas, gastamos dinheiro com coisinhas, levamos nossas coisinhas de uma casa para outra quando mudamos, estamos sempre olhando as coisinhas nas lojas, o pior de tudo é que quase todas as pessoas são assim, motivados pelos desejos de possuir, de ter, enquanto o ser vai ficando cada vez mais distante. O Mika e eu estamos aprendendo a parar com isso, quando vamos nas lojas apenas apreciamos as coisinhas bonitinhas,  mas não compramos, já temos muitas coisinhas. E isso nem de longe é sinônimo de felicidade.
Quando faço artesanatos sempre tenho a preocupação de fazer algo que as pessoas possam usar e não apenas enfeitar.
E agora chega de blablabla,  preciso continuar a encaixotar as coisinhas! rsrsrs

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá estive visitando o seu blog e vi as colchas de retalho que vc faz. Eu tbm faço colchas de retalhos, mas em crochê coloridas e de lña. Gostaria muito de poder comercializa-las. Tenho um casal de amigos que moram na Finlandia há mais de 6 anos em Turku.
Meu e-mail é: nmpis@hotmail.com e meu nome é Nélida. Tenho 64 anos, 3 filhos e 2 netas.
Me escreva. Fique com Deus.