domingo, 18 de janeiro de 2009

A arte de plantar !








Eu acredito que plantar e saber cuidar do que planta também é uma arte.
Eu não consigo lembrar da minha tia Maria, mãe do meu primo Abilio, sem visualizar ela me mostrando as plantas e me contando sobre elas.
Hoje estive falando com a Maria pelo Skype, ela está na Espanha em Madrid,  visitando o filhote dela.  Aos 81 anos teve a oportunidade de ver a neve caindo pela primeira vez, parece que consigo imaginar a felicidade dela, pois lembro quando eu também vi a neve pela primeira vez, só que eu estava com 37 anos.
As plantas da Maria são tão lindas, tão verdinhas, tão cheias de vida, que dá gosto de ver.
Mas o que mais me chama atenção é que a Maria é tão pequenininha, tão magrinha e cuida de plantas tão grandes.
Quando estamos juntas é comum eu perguntar : 
- Maria, aonde está o Capim Cidreira?
- Ahhh Cleide, está aqui, vem ver, ele não está muito bonito não, mas ....
- Maria, você tem hortelã? 
- Tenho um pouco sim, sabe Cleide o hortelã é muito bom, .....
E nós passamos um bom tempo assim, conversando sobre as plantas, sobre as ervas, borboletas, e até sobre as lesminhas, os pulgões que também fazem parte da natureza.
Maria diz que não tem estresse de jeito nenhum, acorda 7 horas da manhã e logo vai pro quintal cuidar das plantas, quando ela percebe já é tarde e o dia já está se acabando.
Quase que nunca toma remédio e se cuida com os chás, que ela mesma planta.
Acho que é tão bom viver assim, ainda mais com 81 anos, ter energia para se dedicar a natureza, estar rodeada de flores, passarinhos e borboletas.
E agora para terminar, só penso numa coisa, que Deus Abençoe a Maria e que dê a ela a graça de viver muitos e muitos anos. Saber plantar é uma arte e saber viver então, é a melhor de todas as artes!

Nenhum comentário: